segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Qual o sexo do teu cerebro?

Li este texto na Revista Época e achei curioso.

O nosso cérebro pode ser mais masculino ou mais feminino, independentemente do sexo que tu possas ter.

Este teste serve exactamente para descobrires para onde é que ele tende.

O cérebro humano é o orgão menos compreendido pela ciência

Há, a nível cerebral, características que são maioritariamente femininas e outras que são maioritariamente masculinas. É essa diferença neurológica que depois gera comportamentos, sentimentos, modos de agir e pensar diferentes entre sexos, que depois se vêm reflectidos na sociedade. Não implica, no entanto, que um sexo seja melhor/pior ou superior/inferior ao outro. São apenas diferentes.

Por exemplo, a sensibilidade de conseguir perceber o estado emocional de uma pessoa é uma característica de um cérebro feminino. Claro que um homem, ou até um cérebro masculino, pode ter essa característica, no entanto, normalmente este tipo de sensibilidade encontra-se em cérebros femininos.

O sexo do cérebro é determinado quando o bebé ainda se está a formar dentro da barriga da mãe. Tem a ver com a quantidade de testosterona, hormona masculina, a que o feto fica exposto durante a gestação. Os homens, normalmente, recebem doses maiores desta hormona que as mulheres. A razão porque varia, ninguém sabe, segundo diz a neuro-psicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Tudo isto também está relacionado como o Homem, como espécie, evoluiu. O homem normalmente era caçador, e por isso desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, com coordenação para construir e entender ferramentas. As mulheres, como costumavam ficar em casa cuidado dos filhos, desenvolveram um cérebro que promove a sensibilidade para estar em grupo e reconhecer sentimentos da comunidade.

Segundo os estudos feitos por Moir, o sexo pode ser medido através do comprimento de dois dedos. Olha para a palma da tua mão e compara a medida dos dedos indicador e anelar. O indicador é o dedo A e o anelar é o dedo B.

Quem tem o cérebro mais masculino, tem o dedo indicador menor que o dedo anelar, ou seja, o dedo A menor que o dedo B.

Se ambos os dedos tiverem o mesmo comprimento, terá então provavelmente um cérebro mais feminino.

É, no entanto, importante lembrar que, como em tudo, não há regra sem excepção. Pode até acontecer uma mão ter um padrão masculino, e a outra mão ter um padrão feminino!


4 comentários:

Francisco Campos disse...

Este texto é da minha autoria. Espero que não voltem a publicar textos assinados por vocês, e sem links para os respectivos autores. É de muito mau gosto. É plágio.
Sejam decentes.
Obrigado.

Texto Original:
http://www.osdeusesdevemestarloucos.com/index.php/2009/04/qual-e-o-sexo-do-teu-cerebro/

Anónimo disse...

Definitely consider that which you said. Your favourite reason appeared to
be at the web the simplest factor to have in mind of.
I say to you, I certainly get annoyed whilst other people think about
issues that they just don't recognise about. You managed to hit the nail upon the top and outlined out the entire thing with no need side effect , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

Here is my web blog - Email Console

Anónimo disse...

Fine way of describing, and fastidious piece of writing to obtain data
regarding my presentation focus, which i am going to present
in academy.

Here is my web page: visit website

Anónimo disse...

Normally I don't learn post on blogs, but I would like to say that this write-up very compelled me to take a look at and do it! Your writing style has been surprised me. Thanks, quite great article.

Take a look at my web page; check this out