sábado, 27 de fevereiro de 2010

Líder da Liga com índices de aproveitamento invulgarmente irregulares

Harmonia dos processos de finalização corresponde à subida de rendimento de Aimar e Di MaríaHarmonia dos processos de finalização corresponde à subida de rendimento de Aimar e Di María


O Benfica chegou finalmente à liderança isolada da Liga portuguesa, aproveitando um percalço do Sporting de Braga, a condição que faltava ao reconhecimento da equipa mais competitiva e que melhores performances tem realizado desde o início da época.

Alguns dados confirmam um equilíbrio exibicional que chega a roçar o perfeccionismo, para o que muito contribuiu a subida de rendimento de dois jogadores fulcrais, os argentinos Aimar e Di María, que já tiveram intervenção directa em mais de 30 golos e ajudaram bastante à eficácia dos dois avançados, Cardozo e Saviola.

Este quarteto sentiu algumas dificuldades nas últimas semanas, em particular nos jogos da Liga, ao enfrentar oposições cada vez mais compactas e combativas, mas os recursos ao serviço de Jorge Jesus têm compensado em géneros alternativos quando as primeiras opções não correm pelo melhor.

A procura incessante de recompensas ofensivas explica o cronograma das rotinas goleadoras de uma equipa educada para não se impacientar. Os tempos de golo do Benfica surgem de forma homogénea a cada cinco minutos, em divisões idênticas e sequenciais, sem ocasos nem picos excepto, ao de leve, as entradas de rompante e as saídas em glória. A infografia [à direita] impressiona pela rotina serial de golos a cada cinco minutos – um fenómeno quase impossível de encontrar no histórico de outras equipas, nacionais ou estrangeiras. Regular de mais para ser mesmo coincidência.

De igual modo, o equilíbrio absoluto entre os três modelos possíveis de finalização (ambos os pés e cabeça), com distribuição absolutamente rigorosa de 1/3 por cada uma, seria candidato ao livro de recordes se assim se mantivesse até ao final da época. Em 20 anos de estudo jamais se encontrou uma beldade com medidas mais que perfeitas como estas (17-17-18), sendo norma que os golos de cabeça nunca são a maioria e que um dos pés, quase sempre o direito, prevalece numa razão de 70-30. Mas também são raras as equipas de futebol a apresentar de início três, às vezes quatro, esquerdinos.

DEFESA MENOS BATIDA

70% VITÓRIAS UEFA

SAVIOLA: JOGADOR DECISIVO

» Mais notícia AQUI!

||Notícia CM||

2 comentários:

Ritinha disse...

mas isto é algum blogue desportivo... a sério meus senhores parem com isso. postem coisas com interessantes sim?
que o benfica ganha toda a gente sabe, que o porto ganhou também toda a gente saber --'

Otário Tevez disse...

ok, ritinha,
claro que não é
1 blog desportivo,
mas o slb festeja 106
anos, dá-lhe desconto.