sábado, 27 de fevereiro de 2010

Candidato ao Óscar de Melhor Documentário

‘The Cove – A Baía da Vergonha’, em estreia nacional esta quinta-feira, é a história real de O’Barry, de Louie Psihoyos – fotógrafo da ‘National Geographic’ durante 18 anos – e uma equipa de activistas na defesa dos golfinhos.

Concentrando o foco numa pequena enseada no Japão, em Taiji, a equipa começa a desvendar uma máquina cruel e insensível que esconde um terrível segredo: implacáveis, pescadores, guardas e autoridades aliam-se na exploração dos golfinhos, sujeitando-os a chacinas sangrentas ocultadas do olhar de todos. Tudo em nome da carne de golfinho e exportação dos animais para zoológicos e parques marinhos, um negócio de milhões que se faz à custa de cerca de 23 mil golfinhos mortos anualmente.

Com câmaras ocultas, muita perseverança e no fio da navalha, a equipa do cineasta enfrentou todos os medos e todos os riscos em nome dos animais indefesos, atraídos para aquela pequena enseada para um banho de sangue. O olhar de Psihoyos, sensível sem lamechices, corajoso e objectivo conquistou Sundance e vários outros festivais.

Um documentário que dá que pensar e, de forma objectiva, faz um apelo em nome de um dos animais mais queridos do ser humano. Absolutamente imperdível. Ler tudo aqui

0 comentários: