segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Britânico preso por fazer piada sobre aeroporto no Twitter

Um cidadão britânico foi preso no âmbito das leis contra o terrorismo do país, depois de ter feito uma piada no Twitter onde dizia que ia explodir o aeroporto de Doncaster, caso o seu avião se atrasasse.
O comentário de Paul Chambers teve lugar no passado no passado dia 6 de Janeiro, quando um forte nevão assolou o Reino Unido e estava em risco de adiar um voo que o ia levar até à Irlanda, marcado para 15 de Janeiro.
Nesse dia o utilizador do Twitter escreveu uma mensagem onde afirmava: «Têm uma semana e um bocado para se arranjarem, senão vou rebentar com o aeroporto», avança a imprensa britânica.
O comentário foi visto pelos amigos de Paul Chambers como uma piada, mas houve alguém que ficou alarmado e alertou as autoridades que foram bater à sua porta a 13 de Janeiro.
Em declarações ao The Independent o jovem de 26 anos declarou que pensava que a razão para a polícia estar à sua porta era algum acidente envolvendo um familiar.
"Depois disseram-me que estava a ser preso no âmbito das leis de Terrorismo e apresentaram-me um papel. Era uma cópia da minha página no Twitter", explicou.
Paul Chambers foi depois levado para interrogatório, onde foi ouvido durante sete horas, por suspeita de conspiração para criar uma bomba.
De acordo com o jovem durante o interrogatório teve de explicar aos agentes o que era o Twitter porque "eles nunca tinham ouvido falar" no serviço.
Agora Paul Chambers foi libertado e vai ter de se apresentar junto das autoridades a 11 de Fevereiro.
Além de ser acusado de conspiração, os seus computadores pessoais e o telemóvel foram apreendidos.

1 comentários:

Henrique Ferreira disse...

Ritinha,

Um dia destes ainda acontece como no 'relatório minoritário', as pessoas são presas antes de cometerem o crime!

Agora imagina:
Uma fulana qualquer, em determinada altura 'rouba-te' o namorado.
Dois dias depois tens a policia á tua porta a dizer que estás presa!

Porquê?

Porque dois antes, quando soubeste da noticia, desejaste mata-la!

É simplesmente inaceitável e ridiculo querer controlar as pessoas desta forma!