sábado, 6 de março de 2010

Manifestação de Estudantes

O dia 24 de Março foi instituído em 1987 pela Assembleia da República portuguesa como o dia do Estudante. A sua origem deve-se à crise académica de 1962 onde os estudantes lutaram e sofreram para que pudessem participar em manifestações públicas e fazer sua reivindicações com liberdade. Em Lisboa, nesse mesmo dia, os estudantes concentraram-se dentro da cantina da Cidade Universitária, como forma de protesto contra a repressão e exigindo a libertação dos estudantes presos. O governo fascista responde com o envio da polícia para reprimir e impedir aquela, são vários os estudantes espancados e presos. Mas a Luta não pára!

Este dia é assim uma homenagem a estes estudantes que lutaram pela democracia, e para que todos pudessem ser livres para se expressarem e fazerem valer os seus direitos. É uma justa homenagem a uma geração que tinha valores, que cada vez mais vão sendo desprezados.
















Desde já, repasso a mensagem aos interessados. O Otário trazerá
informações e fará uma reportagem fotográfica. APAREÇAM!

2 comentários:

Henrique Ferreira disse...

Otário,

Se é certo que a politica já não é o que era - ditadura - (mesmo que muitos digam o contrário), o certo é que também os estudantes já não são o que eram.

Nem os seus interesses são de associativismo, nem têm falta de liuberdade!

O individualismo estudantil prolifera a olhos vistos!

Se assim é, ainda bem; pois é sinal que tudo parece estar mais ou menos, por este país!

Viva Liberdade! Viva os estudantes! Se não for por mais, pelo menos estes, já não usam "páxólí", mas continuam a fumar erva!

paulo disse...

pode ser verdade que nao temos a repressao daqueles dias mas é também verdade que hoje como nesses dias a escola elitiza-se cada vez mais. nao pode haver liberdade com L grande se isto está para quem tem mais dinheiro e a provar a actualidade desta luta está a condiçao de subfinanciamento do ensino, em especial o superior onde este Estado cada vez mais ao serviço dos interesses privados vai deixando faculdades publicas a cair aos bocados, propinas que nao param de subir, etc. assim a luta dos estudantes contra esta situaçao é fulcral para a inversao desta, nao podemos ficar de braços cruzados, se nos distraimos muito estaremos a travar daqui a uns anos a«uma luta numa situaçao similar aos nossos colegas de 62