domingo, 7 de março de 2010

Joan Margarit

Não conhecia. Nunca tinha lido qualquer poema seu. Não sei se concordo com tudo o que diz. Mas falou em entrevista a José Fialho Gouveia, no "Bairro Alto" da rtp2 e, a poesia está impregnada nas suas palavras. Uma entrevista deliciosa que, garanto, vale a pena ver (ouvir!) até ao fim!



Joan Margarit,
uma das grandes figuras da poesia catalã contemporânea, lançou o seu primeiro livro em Portugal, Casa da Misericórdia, a 14 de Dezembro de 2009, na Casa Fernando Pessoa.

2 comentários:

Henrique Ferreira disse...

Ângela,

Realmente delicioso, por acaso tive a sorte de ver partes desta entrevista, e o que realmente reti, de Joan Margit, foi que a leitura de um bom poema, é semelhante à leitura de uma partitura, toca-se sempre de maneira diferente, assim como um poema, quando se lê lê-se sempre de forma diferente...podendo a interpretação quer duma quer doutra ser subjectiva por quem lê ou toca.

Somente, através da sujectividade e da interpretação que os nossos sentidos fazem da realidade, é podemos ser autênticos, "suis generis"!

Ângela disse...

Concordo plenamente!
E foi também precisamente por essa parte da entrevista que diz que reteve que seleccionei a imagem apresentada no post, que apresenta o poeta num cenário musical... =D