terça-feira, 16 de março de 2010



The Doors foi uma banda de rock norte-americana dos fins da década de 1960 e princípio da década de 1970. O grupo era composto por Jim Morrison (voz), Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria). A banda ainda recebeu influências de diferentes estilos musicais, como o blues, jazz, flamenco e a bossa nova. Canções como "Break on Through (To the Other Side)", "Light My Fire", "People Are Strange" ou "Riders on the Storm", aliadas à personalidade e escândalos protagonizados por Jim Morrison, contribuíram de sobremaneira para o aumento da fama do grupo. Após a dissolução da banda no início da década 70, e especialmente desde a morte de Morrison em 1971, o interesse nas músicas dos Doors tem-se mantido elevado, ultrapassando mesmo por vezes o que o grupo teve enquanto esteve activo. Em todo o mundo, os seus discos e DVDs já venderam mais de 75 milhões de cópias, e continuam a vender cerca de 2 milhões anualmente.

O álbum de estreia da banda, foi gravado em agosto de 1966 e lançado na primeira semana de janeiro de 1967. Incluía a maioria das principais canções das suas actuações, incluindo o drama musical de 11 minutos, "The End". A banda gravou o disco em poucos dias entre finais de agosto e início de setembro, com várias canções a serem capturadas num único take. Morrison e Manzarek dirigiram um filme promocional para o primeiro single, "Break On Through", o que constituiu um importante avanço para o desenvolvimento dos vídeos musicais. O segundo single, "Light My Fire" (cujo vídeo se encontra no cimo deste artigo), tornou-se um grande sucesso no verão de 1967,[12] e colocou o grupo, juntamente com Jefferson Airplane e The Grateful Dead, como uma das principais bandas contracultura da América. Para a rádio AM, os solos de órgão e piano foram retirados da canção. Em maio do mesmo ano, os Doors fizeram a sua estreia televisiva ao gravarem uma versão de "The End" para a CBC nos estúdios de Yorkville, em Toronto. Permaneceu inacessível desde a sua transmissão original até ao lançamento do DVD The Doors Soundstage Performances em 2002.

Os Doors ganharam reputação de artista com performances ao vivo polémicas. Com a sua presença em palco e as calças de ganga justas, Morrison tornou-se um sex symbol, embora depressa se tenha cansado desta condição de estrela. Uma das mais míticas polémicas ocorreu quando os censores da rede ed TV Columbia Broadcasting System (CBS) exigiram que Morrison mudasse a letra de "Light My Fire" através da alteração do verso, "Girl, we couldn't get much higher", antes da banda tocá-la ao vivo a 17 de setembro de 1967, no Ed Sullivan Show. O verso foi trocado para, "Girl, we couldn't get much better".


Recentemente, e nos nossos dias, encontra-se em fase de lançamento, que será a 9 de Abril, um documentário narrado pelo actor Johnny Depp, intitulado When You're Strange, e que reúne 'Imagens de arquivo e excertos de concertos mesclados com depoimentos de Morrison e dos demais integrantes do grupo' (via notíca TVI 24), e cujo trailer já se encontra disponível na Internet.

Fontes: Wikipédia; TVI 24

3 comentários:

J^^h Dagort disse...

tou louca pra ver o documentarioo..jah que nao existia na epoca deles....eheheh beijoo

Henrique Ferreira disse...

Otario,

Adorei este post.
The Doors, faz-me sempre lembrar a irreverencia de adolescencia.


No entanto, ao post gostaria de fazer lembrar a notável interpretação que Val Kimer no papel de Jim Morrison, no filme “The Doors” de 1991, dirigido por Oliver Stone.

Otário Tevez disse...

Não mencionei, pois desconhecia.
91 estava eu a ser parido,
de modos que... ;)