sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Sol Deixou de Aquecer a Terra...

A Terra está a deixar de ser aquecida pelo Sol e a intensidade da radiação atingirá o seu mínimo em 2041, considera Khabibullo Abdussamatov, chefe do Laboratório de Estudos Espaciais do Observatório Astronómico Principal da Academia das Ciências da Rússia.
Numa entrevista à agência RIA Novosti, o cientista russo defende que isso será a causa de um profundo arrefecimento na Terra.
Abdussamatov sustenta que o nosso planeta atingiu o ponto mais alto do seu aquecimento entre 1998 e 2005, provocado principalmente por um longo aumento e um nível extremamente alto da intensidade da radiação solar durante praticamente todo o séc. XX.
Presentemente, a intensidade do calor solar está a diminuir e atingirá o seu mínimo em 2041. Porém, devido à inércia térmica do Oceano Mundial, o cientista calcula que o ponto mais alto do arrefecimento global ocorrerá até 2060.
Os cientistas do Observatório de Pulkovo, em São Petersburgo, pretendem realizar uma experiência com vista a medirem as variações temporárias da forma e do diâmetro do Sol durante os próximos 11 anos. Planeiam, com a ajuda dos resultados conseguidos, prever mais precisamente a profundidade e a data da chegada do resfriamento e desmentir completamente a teoria do aquecimento global antropogéneo.
Abdussamatov considera que o "efeito de estufa" antropogéneo não travará o resfriamento global, sublinhando que o nosso planeta já sofreu várias vezes arrefecimentos e resfriamentos cíclicos, ainda antes da influência industrial sobre a natureza. Segundo ele, o futuro resfriamento provocará o aumento das áreas geladas e a redução da concentração de gases na atmosfera. Todos esses factores, continua ele, serão mais um contributo para o auto-arrefecimento do planeta.

in Portugal Ilustrado

2 comentários:

DosGotasDeMercurio disse...

Pelezinho... anda usted por aquí?


Gracias por su comentario en nuestro blog.!

Los cielos son infinitos... seguiremos buscando...


Cómo va la vida por allí?


Saludos desde Argentina

Lobo Negro Metaleiro disse...

o aquecimento global é uma verdade que para muitos é simplesmente inconveniente. esse cientista pode muito bem estar a ser manipulado ou chantageado por pessoas que nao gostam do aquecimento global, porque não lhes convem.

o que vai acontecer ao sol pra começar a deitar menos calor? uma constipação? na realidade quem se constipa fica com menos energia...

o homem polui a sua propria casa (planeta terra) e nao quer aceitar as consequencias. culpem o sol e ja ta....