sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Restituir ao cinema a dignidade que este já teve!

João Botelho considera o seu mais recente trabalho, 'Um filme do desassossego' (a sua leitura cinematográfica sobre 'O livro do Desassossego', de Fernando Pessoa), como sendo "demasiado precioso para ser ouvido com coca-colas, pipocas e telemóveis em centros comerciais".
Por isso mesmo, decidiu que esta obra só seria exibida, durante os próximos meses, na rede de cine-teatros de todo país (20 salas).
Com estreia marcada para dia 29 no CCB em Lisboa, a película, seguirá para o Teatro Nacional de São João no Porto, entre 07 e 09 de Outubro, Arcos de Valdevez, Famalicão, Guimarães e Braga...


'Filme do desassossego' tem um longo elenco de actores, em pequenas participações, mas o actor Cláudio da Silva é o pilar do filme, interpretando o papel de Bernardo Soares, o ajudante de guarda-livros que, entre desabafos, lamentos e constatações, vai revelando os pensamentos fragmentados do seu desassossego.

O filme, cujo fio narrativo se concentra em três dias e três noites, conta ainda com Rita Blanco, Alexandra Lencastre, Miguel Guilherme, Catarina Wallenstein, Laura Soveral, Margarida Vilanova, Ricardo Aibéo e Manuel João Vieira, entre muitos outros.


Além da palavra, a música também assume um papel importante no filme, com a presença dos fadistas Ricardo Ribeiro e Carminho, de Lula Pena, de Caetano Veloso (com a audição de um tema inédito) e excertos de uma ópera que João Botelho encomendou a Eurico Carrapatoso. Ler tudo aqui

1 comentários:

Ângela disse...

O "Livro do Desassossego" é fenomenal! Daqueles livros que não se lêem todos de uma só vez! Abre-se em qualquer página e lê-se sempre algo novo, por vezes incrivelmente em concordância com aquilo em que pensamos e que fala de tudo e de coisa nenhuma!
Fico curiosa acerca de como isto pode ser transposto para um filme! Muito bom!!