quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Árbitros favorecem inconscientemente equipas vestidas de vermelho

Os árbitros e os fiscais de linha tendem a favorecer, de forma inconsciente, as equipas com equipamentos vermelhos, garante um estudo divulgado na edição deste mês da revista "Psychological Science".

"Escolher um equipamento vermelho num desporto de competição pode afectar a capacidade de decisão muito rápida de um árbitro e levá-lo a favorecer uma das partes", afirmam os autores do estudo, os psicólogos Norbert Hagemann, Bernd Strauss e Jan Leibing da Universidade de Münster, Alemanha.
Os investigadores mostraram a 42 juízes experientes em taekwondo imagens de combates nos quais um adversário se distinguia por uma equipamento vermelho e outro azul.
Os árbitros deviam classificar o desempenho dos competidores depois de ver a gravação. Depois, mostrava-se-lhes um segundo combate no qual, mediante um truque de vídeo, se trocava a cor do equipamento. O atleta de vermelho, antes vestido de azul, recebia subitamente mais 13% de pontos, observaram os psicólogos.
Os investigadores destacaram que as decisões dos árbitros, perante um equipamento vermelho, "faziam inclinar a balança" quando os atletas eram de nível semelhante, mas tinham pouca influência quando um adversário era claramente superior a outro.
in Sol

_________________________________________________________________________________________________


É por causa disto que o Benfica é beneficiado sem haver um tal de "Apito Encarnado"!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

mesmo com o beneficiamento não fazem um corno...

Ritinha disse...

ya nuno tens razao!!!