quarta-feira, 7 de abril de 2010

Recriado o Big Bang


Às 12h06 da última terça-feira fez-se História no CERN. 30 de Março de 2010 vai ser, para sempre, relembrado como o dia em que o Homem recriou, em versão miniaturizada, a famosa explosão que deu origem ao Universo. O maior colisor de partículas do mundo - o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) - funcionou e recriou pela primeira vez uma situação similar aos instantes posteriores ao Big Bang.

Para quem não sabe, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, mais conhecida pelo acrónimo CERN, é o maior centro de estudos sobre física de partículas do mundo. Inicialmente localizado em Meyrin, nos subúrbios de Genebra, Suíça, desde a construção do SPS nos anos 70 também tem instalações em Prevessin, França sendo assim um laboratório a cavalo da fronteira Franco-Suiça.

A ideia é que esses testes ajudem a lançar luz sobre as origens do universo, assim como responder a importantes questões da física.

Como acontece, muitas vezes, em experiências inovadoras, alguns investigadores externos, de que fazem eco os teóricos da conspiração, consideram que o CERN está a pôr em risco a Humanidade, dado que as colisões a acontecer no LHC criam "mini buracos negros" - versões extremamente reduzidas dos originais gigantes que se encontram no centro de várias galáxias, e que sugam a matéria em seu redor.

Mas os responsáveis pelo LHC põem de parte essa possibilidade. "Os buracos negros que possam surgir a partir das nossas colisões duram uma fracção de segundo antes de se dissolverem. Não são perigo nenhum para a Humanidade", assegurou o físico do CERN, Denis Denegris.

À procura da "partícula de Deus"

De acordo com o comunicado presente na página oficial do CERN, as experiências no LHC vão continuar até se ter recolhido dados suficientes para se poder fazer uma "re-descoberta" do Modelo Standard de Partículas.

Só a partir desse momento, necessário para se poder avançar com a procura de novos modelos da Física, é que as experiências levadas a cabo no LHC terão como objectivo a descoberta do Bosão de Higgs. Conhecido como "a partícula de Deus", é a partícula hipotética de energia, tida como responsável pela criação do Cosmos através da transformação em massa da matéria gerada pelo Big Bang.

Os especialistas do CERN acreditam que só nessa fase do projecto é que esse elemento será encontrado. A sua descoberta, a acontecer, vai permitir resolver várias inconsistências dos modelos teóricos da física correntes hoje em dia.


Texto redigido com base na notícia publicada no JN - http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/interior.aspx?content_id=1534081

2 comentários:

Henrique Ferreira disse...

Elsa,

Para podermos visualizar este fenómeno, aconselho o filme ou romance, "Anjos e Demonios"de Dan Brown, que nos dá a conhcer o Cern e fruto desta experiencia ("Big Bang") que é a antimatéria.

Bem, o CERN existe sim. Lembra do LHC (Large Hadron Collider, ou em pt Grande Colisor de Hádrons)? Este fica instalado no CERN! E tem um dos maiores aceleradores de partículas do mundo.

Outra curiosidade do Cern, é que a internet foi criada lá, e apenas por preguiça, para que os cientistas não tivessem, como era normal, que levar os dados para todos os lados.
Assim, eles criaram um local virtual, onde todos pudessem aceder de qualquer local, aos dados, dentro do cern.

Elsa Cunha disse...

Muito bem, fizes-te os trabalhos de casa :) Não me tinha lembrado dessa da Internet :D