sexta-feira, 23 de abril de 2010

profissionalismo e/ou entretimento?

As redes sociais ultimamente têm invadido uma parte considerável do tempo diário de muitos dos portugueses sejam eles miúdos ou graúdos.
Estas são usadas em qualquer lugar, numa grande parte no local de trabalho e no caso dos estudantes sobretudo nas aulas de informática.
O certo é que quando vamos a um café temos que esperar que o servente acabe os seus comentários ou aplicações na rede que mais gosta, os miúdos da nas aulas praticamente têm a matéria curricular alterada, pois grande parte do tempo da aula é passado nestas redes ( os professores muito pouco dizem pois é uma óptima chupeta ), entre estes estão uns quantos casos nos mais diversos serviços prestados à comunidade, basta apenas que estes possuam um computador com acesso à internet. As redes socais tornaram-se a homepage de muitas empresas, escolas, instituições e computadores privados.
O mais caricato é isto acontecer também nos serviços de saúde, com tantas listas de espera nas mais variadas áreas, são muitas as horas de espera por parte dos utentes e a simpatia e o tempo prestado é agora maior para as redes sociais…Na volta os utentes teriam um melhor atendimento se fosse pelo facebook quem sabe…
Estas atitudes por parte destes profissionais são o empurrãozinho que faltava para acentuar o adjectivo “degradante” na àrea da saúde.
Hoje mesmo passou-se algo deste género, num hospital do Vale do Ave. Uma sala de espera cheia para fazer ecografias, com atrasados de uma hora e a doutora a navegar no Facebook na maior das calmas…aqui os exames eram feitos em tempo record o que demorava mais era o tempo que os doentes perdiam deitados à espera que lhe fizessem o dito exame.
Agora pergunto: será de veras importante ter internet nos consultórios médicos deste nível?
Talvez estes profissionais devam começar a preocupar-se com o chamado novo vicio.
É caso para afirmar que os empregos adoptaram um parasita, mesmo que inconscientemente, visto por muitos como um escape importante para poder ter um melhor rendimento, mas no final o profissionalismo acaba por se desvanecer…
Podemos concluir que de facto as redes sociais estão de parabéns, pois encontram-se no auge.
E afinal o que se anda a passar nos empregos: profissionalismo ou entretimento?

4 comentários:

Anónimo disse...

São o pão para a boca de muitos!dispensam o cara a cara hoje em dia...socializar estranho nao?

Anónimo disse...

Na quintinha em que nivel vais? Queres ser minha amiga?

Henrique Ferreira disse...

Olha, que ela é!

Seja bem aparecida Andreia, até pensei que já se tinha esquecido de nós!

Bom texto! Ficamos aguardar por mais!

bjos

Longe mas perto disse...

Obrigada!:-P
Não me tinha esquecido é claro apenas estou na chamada écpoca negra...mas como fui picada foi mais rapido de vir cá eheh