sábado, 14 de agosto de 2010

Donnie Darko

Título Original: Donnie Darko
Realizador: Richard Kelly
Elenco: Jake Gyllenhaal, Jena Malone, Maggie Gyllenhaal, Drew Barrymore, Patrick Swayze, Noah Wyle, Seth Rogen.
Géneros: Fantástico, Drama, Ficção Científica
Ano: 2001
Sinopse:
Alguns podem pensar que Donnie é um adolescente como outro qualquer. E seria, não fossem o que ele descreve como "problemas emocionais". Ele é sonâmbulo e fala com Frank, um coelho imaginário que diz que o fim do mundo está próximo. Apesar das consultas de psicoterapia e da medicação, ele continua a fazer coisas...coisas que o coelho pede. Mas, uma noite o seu amigo imaginário atrai-o para fora de casa imediatamente antes de um avião cair no seu quarto...

“O que faz o mistério de DONNIE DARKO? O facto de sobrevoar vários géneros nunca se detendo em nenhum, ou não se detendo o suficiente para se fixar - e nós podermos nomear o género. As referências nunca o comprometem, são fantasmas. E, no limite, DONNIE DARKO é um filme sem objecto, ou sobre um objecto-fantasma.”
Vasco Câmara, Público

“(...) esta primeira obra é uma soma de arrepios: primeiro, pela atmosfera de um onirismo tenso e à beira de fazer o espectador soçobrar nas suas próprias angústias; depois, pelo domínio narrativo dum jovem de 26 anos que parece começar no exacto sítio onde o Lynch chegou; por último, pelo ritmo hipnótico que nos cola ao ecrã (...) Um filme absolutamente a ver.”
António Cabrita, Expresso

“E o que é espantoso num filme à partida tão negro é que a opção final do jovem Darko é absolutamente redentora e repleta de esperança”
Luís Salvado, Premiere

0 comentários: