sábado, 21 de agosto de 2010

Caminhada pelo Clima



Marque este dia no seu calendário!



A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática – as soluções que a justiça nos exige.
A sua missão é inspirar o mundo para que este se erga à altura do desafio da crise climática – criando um novo sentido de urgência e de possibilidade para o nosso planeta.

Este tem sido um ano difícil: na América do Norte, petróleo se derramando no Golfo do México; na Ásia, algumas das mais altas temperaturas alguma vez registradas; no Ártico, o mais rápido derretimento de gelo oceânico alguma vez visto; na América Latina, uma quantidade recorde de chuvas vem fazendo derrocar encostas inteiras.

Marque 10-10-10 no seu calendário. É essa a data e o lugar é onde quer que você viva!
A ideia é fazer alguma coisa que ajude a dar resposta ao problema do aquecimento global na sua cidade ou comunidade.

Inscreva-se e participe na caminhada pelo clima! Vamos enviar uma mensagem política bem definida: se nós podemos colocar mãos à obra, vocês também podem, sobretudo no que diz respeito à legislação e aos tratados que tornarão todo o nosso trabalho mais fácil no longo prazo.Precisamos de políticas de energia ousadas por parte dos nossos líderes políticos para fazer isto numa escala que realmente faça a diferença!

Vila Nova de Famalicão também tem voz activa!
Inscreva-se e participe numa caminhada pelo clima ao longo do nosso concelho!
DATA: 10-10-10
HORÁRIO: 10h10
LOCAL: Vila Nova de Famalicão






Saber mais:

Que significa o número 350?

350 é o número que os cientistas consideram ser o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

Há dois anos, climatologistas de topo, após terem observado o rápido derretimento do gelo do Árctico e outros sinais assustadores de alterações climáticas, publicaram uma série de estudos segundo os quais o planeta estava em risco de catástrofe natural e humana se as concentrações de CO2 atmosférico se mantivessem acima das 350 partes por milhão.

Toda a gente, desde Al Gore até cientistas de topo da ONU adoptaram agora esta meta como sendo necessária para estabilizar o planeta e evitar a completa catástrofe. Agora o problema é conseguir que os nossos líderes tomem isto em conta e tracem políticas que ponham o mundo de volta no caminho correcto rumo aos 350.

Os 350 são cientificamente possíveis?


Neste momento, sobretudo porque queimamos tanto combustível fóssil, a concentração atmosférica de CO2 é de 390 ppm – o que é muitíssimo elevado, e é por isso que o gelo está a derreter, a seca está a espalhar-se, as florestas estão a morrer. Para fazer este número descer, a primeira tarefa será parar de pôr mais carbono na atmosfera. Isto implica uma transição muito rápida para energia solar e eólica e outras formas de energia renovável. Se pararmos de lançar mais carbono na atmosfera, as florestas e oceanos irão lentamente sugar parte dele do ar e trazer-nos de volta a níveis mais seguros.


--

0 comentários: