quarta-feira, 26 de maio de 2010

Golpe de Calor


Com a chegada do tempo quente as pessoas sentem-se mais predispostas para passear e sair de casa. Muitos donos de cães aproveitam para partilhar alguns desses momentos com os seus animais, pelo que é importante ter em conta alguns cuidados a ter.

Tal como nós, os cães precisam de ingerir muita água quando fazem exercício ou quando está muito calor. É por isso importante ter sempre água fresca disponível. Quando sair de casa como o seu amigo de quatro patas, lembre-se sempre de levar água fresca consigo e de lhe dar a beber várias vezes durante a saída.

Para além de água, os cães precisam também de um local fresco para conseguirem baixar a temperatura corporal. Ao contrário do ser humano, os cães não transpiram pela pele e fazem as trocas de calor pela respiração. Precisam de trocar o ar quente que se encontra "dentro deles" por ar frio. Daí procurarem muitas vezes superfícies frias ou locais sombrios.
Quando o cão não consegue deslocar-se para locais mais frescos, a ventilação pulmonar aumenta e o cão manifesta uma respiração ofegante. Infelizmente, este mecanismo de ventilação é muito menos eficaz que a transpiração.

Durante o Verão, é muito comum vermos pessoas que deixam os cães fechados dentro de carros estacionados ao sol, muitas vezes até com as janelas fechadas. Esta é uma atitude insensata e irresponsável que pode trazer problemas sérios para o animal.

A temperatura dentro de um automóvel sobe rapidamente e pode comprometer seriamente a saúde do seu animal. É importante que o animal esteja sempre num local bem ventilado e uma pequena abertura no vidro do carro não é suficiente para que a temperatura interior do veículo se manter adequada e para que a renovação do ar se dê.


Como reconhecer um Golpe de Calor?

O golpe de calor acontece sobretudo nas estações quentes. Submetido a fortes temperaturas externas, o cão começa a respirar fortemente para transpirar e tentar diminuir a sua temperatura corporal.

Sinais:
  • Respiração ofegante
  • Saliva abundante e espessa
  • Língua e gengivas adquirem um tom muito vermelho
  • Pele quente e seca
  • Aumento da pulsação
  • O cão encontra-se fisicamente muito debilitado pelo que pode ter dificuldade em se manter em pé
  • Podem ocorrer convulsões
  • As dificuldades respiratórias podem originar o colapso e a morte.

Animais de maior risco:

  • Cães obesos e com problemas cardíacos
  • Raças de pêlo duplo, como o Pastor Alemão, porque a pelagem retém mais calor
  • Raças de face curta (braquicéfalos), como o Buldogue Francês, pois têm maior dificuldade em respirar

Tratamento

O golpe de calor é uma urgência médica. É preciso que a temperatura desça o mais rapidamente possível. Para isso deve levar o animal para um lugar tranquilo, fresco e sombrio e envolve-lo em panos molhados, ou, se possível, submergi-lo em água morna/fria (nunca água gelada para evitar choques térmicos!). De seguida deve levar rapidamente o animal a um médico veterinário.
Não se esqueça que não deve utilizar água muito fria nem gelo para arrefecer o animal. Deve oferecer-lhe água fresca, mas não deve permitir que o cão beba demasiado.



Prevenção
  • Nunca deixar o cão no interior de um automóvel ao sol
  • Nunca se esqueça que, caso deixe o carro à sombra, este pode ficar ao sol em poucas horas
  • Deixar sempre as janelas bastante abertas
  • Nunca deixar um cachorro, um animal idoso ou cardíaco num veiculo, mesmo à sombra
  • Ter sempre água fresca disponível

Outros Cuidados a ter com o Calor:

Nunca deixe o seu animal preso ao sol – Um cão exposto ao sol precisa de fazer um esforço muito maior para poder diminuir a temperatura do corpo do que se estivesse deitado numa sombra. É o mesmo que deixar o seu animal dentro de um carro parado ao sol. O Perigo de sofrer um golpe de calor é muito grande.

Cuidado com pisos quentes e as patas do seu animal - As pessoas que gostam de caminhar pelas calçadas e ruas, fazer jogging ou caminhadas, não se devem esquecer que o cão não usa sapatilhas e o calor do chão pode queimar seriamente as suas patas. Tenha também em atenção que, mesmo que esteja a caminhar à sombra, deve ter cuidado com terrenos muito acidentados, principalmente se o seu cão costuma caminhar em pisos lisos, pois é provável que as patas dele sejam mais finas e sensíveis do que aquilo que possa pensar.

Pelos Brancos e Peles claras - Outro cuidado especial a ter em conta diz respeito a animais que com pelagem branca e a pele muito rosada. Tal como nós, os caninos também estão expostos aos efeitos nocivos dos raios solares e os pelos e as peles claras são particularmente sensíveis a este factor. Em caso de dúvidas, converse com o seu veterinário para saber se é preciso usar algum tipo de protecção solar, especialmente em áreas como focinho, orelhas, e patas.


Fontes:
Texto adaptado de artigo da Royal Canin

2 comentários:

o que me vier à real gana disse...

Excelente aula de medicina veterinária, especialmente de sistema respiratório canino...
As estufas (automóveis) são de facto uma atrocidade a que se "condenam", não raro, os nossos fiéis amigos (não me refiro ao bacalhau, este, em tempos recuados, é k parece ter sido assim apelidado!).
Excelente e utilíssimo post!

Elsa Cunha disse...

As pessoas muitas das vezes cometem erros graves por ignorância. É por isso que é tão importante investir na educação das pessoas relativamente aos seus animais.