quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Alemães vs Franceses

Angela Merkel, chanceler alemã, queixou-se à embaixada em Paris dos modos demasiado amigáveis do seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, quando lhe toca nos ombros ou a beija. A galanteria francesa não encaixa com a rectidão germânica.

Segundo o jornal suíço Le Matin, Merkel detesta que lhe toquem. A mão no ombro, a palmada nas costas, o abraço, não os suporta. A alemã não gosta das demonstrações de carinho do líder francês, considera-as mesmo falta de educação. Mas acrescenta que não se trata de uma coisa pessoal, mas sim de diferenças culturais entre ambos os dirigentes.
"’O toque’ não faz parte da cultura alemã, muito menos da cultura da Alemanha do Leste", explica Dorothea Hahn uma jornalista alemã. Outra razão para o desconforto da chanceler prende-se com o facto de Merkel ser protestante, o que pressupõe que se mantenha uma certa distância entre as pessoas, além de rigor e austeridade tanto interior como exterior. Em suma, as demonstrações físicas não são um tema alemão.
Angela Merkel prefere não dar muita confiança nas suas relações profissionais e apenas admite como cumprimento o aperto de mãos. Para a líder alemã qualquer acto mais próximo é inconcebível.
Ao contrário, Nicolas Sarkozy prefere uma relação mais próxima, situação comum nos países mediterrânicos. Enquanto os alemães preferem o aperto de mãos, os franceses são mais adeptos dos dois beijinhos.
Fonte: Sol

0 comentários: