domingo, 6 de junho de 2010

Verão, festas, calor, férias e… abandono

Quem está ligado a associações de protecção animal ou a canis municipais, já á algum tempo que deve ter percebido que o problema do abandono tem vindo a agravar-se progressivamente nos últimos tempos. Já não se abandona só no verão… abandona-se durante todo o ano, muitas das vezes pelas razões mais absurdas ou banais. Ter um cão está na moda…. Percebê-lo e compreende-lo é que nem por isso.

Qualquer pretexto serve para abandonar um animal de estimação quando este se torna num incómodo ou num entrave: está grande demais, já não brinca tanto, está velho, vou mudar para uma casa onde o senhorio não permite animais, não o quero junto ao bebé, ladra muito, larga muito pêlo, sou alérgico, não se sabe comportar, roeu o sofá… enfim… a lista é infinita…
A situação é dramática, o número de animais deixados para trás é imenso e a crise económica só veio agravar ainda mais a situação…


Com tudo isto, o aproximar das férias não deixa no entanto de ser um período crítico no bem-estar animal. A chegada do verão e do calor traz, essencialmente, três grandes problemas para os cães e outros animais de estimação: o calor propriamente dito (e o risco de golpe de calor), o medo dos fogos-de-artifício usados nas festas da época e o risco de serem abandonados por seus donos.

No que respeita ao risco de golpe de calor, o tema foi já anteriormente debatido, pelo que o podem consultar post anterior para obter mais informações.


Quanto a fogos-de-artifício, muitos cães revelam um verdadeiro pânico quando expostos ao barulho provocado pelos mesmos. Muitos chegam mesmo a fugir de casa, ou até mesmo dos seus donos quando vão a passear na rua e ouvem o fogo a rebentar. Não conseguem perceber a origem do barulho e entendem-no como um perigo ou uma ameaça e, como tal, reagem de acordo com esta crença. Se o seu cão tem medo, certifique-se que não tem forma nenhuma de poder fugir de casa durante uma sessão de fogo-de-artifício. Um cão assustado recorrerá a todos os meios que tiver disponíveis para fugir ou defender-se do que considera uma ameaça. Não leve o seu cão a passear quando houver o risco de haver sessões de fogo-de-artifício. Mesmo um cão que normalmente não reaja aos foguetes pode entrar em pânico se estiver muito próximo da zona de rebentamento, onde o ruído é mais forte. Lembre-se, perder um animal não acontece só aos outros. Existem também terapias de comportamento que pode adoptar para que o seu cão aprenda a encara o ruído dos foguetes com naturalidade, mas isso será tema de um futuro post.


Finalmente, relativamente ao risco de abandono, o aproximar das férias acrescenta ainda, a todas as desculpas anteriormente faladas, a desculpa do “quero ir de féria e não tenho onde o deixar”…. Parece-me a mim que é uma falsa questão, pois existem muitas soluções diferentes que podem ser adoptadas.

Existem locais que aceitam a presença de animais pelo que o dono pode optar por leva-los ou não com ele. Em Portugal ainda são poucos os locais que assim o fazem, mas no estrangeiro já começam a aparecer alguns.


Se não o puder levar consigo, pode ainda optar por deixar o seu animal ao cuidado de uma pessoa de confiança ou ainda deixa-lo ficar num hotel para animais. São cada vez mais os hotéis para animais de estimação que se preocupam com o bem-estar dos seus hóspedes. Os preços são variados, assim como as condições, mas seja como for, mesmo que não seja um hotel 5 estrelas, é sempre preferível a deixar para trás o seu amigo de quatro patas. Não se iluda. Um canil não é um hotel e os abates e lutas entre os animais são muito reais. Se o deixar ficar na estrada, o risco de morrer ou ficar ferido por atropelamento, sofrer de golpe de calor/desidratação ou morrer por doença é muito elevado.

Para além de ser ilegal, ABANDONAR UM ANIMAL, É CONDENÁ-LO A UMA MORTE LENTA!!! Não abandone o seu animal…. Seja tão fiel com ele, como ele é consigo….

Deixo aqui uma listas de hotéis para animais onde poderá procurar aquele que lhe parecer mais adequado para si - Clique AQUI ou AQUI para visualizar.

Se quiser, pode também deixar as suas sugestões ou opiniões nos seus comentários ao artigo.

1 comentários:

Henrique Ferreira disse...

Elsa,

Adoro os seus post! Sempre que faz um, aprendo sempre mais alguma coisa, e a lidar melhor com a minha cadela!

Obrigado!