segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Monges envolvem-se em pancadaria num dos locais mais sagrados de Jerusalém

Monges arménios e ortodoxos gregos envolveram-se numa batalha campal num dos locais sagrados mais importantes para os cristãos, a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém. No meio da confusão, os judeus tiveram de "intervir", ou seja, a polícia israelita.
Foi uma cena inesperada para os muitos peregrinos que visitavam a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, um dos locais mais importantes para os cristãos.
De um momento para outro instalou-se a confusão entre dois grupos de monges, arménios e gregos ortodoxos, e a pancadaria que se seguiu era tudo menos um exemplo de valores cristãos, com as decorações e tapeçarias sagradas a serem espezinhadas e atiradas ao chão.
Tudo começou quando os arménios se preparavam para iniciar a anual 'Festa da Cruz' e os gregos se aproximaram do local. Murros, pontapés e objectos atirados transformaram a 'festa' numa 'batalha' com os judeus, a polícia israelita, a terem de intervir.
Foram presos dois monges, um de cada 'facção', e muitos sofreram ferimentos ligeiros.
Os gregos acusam os arménios de não os deixarem usar aquele local para assinalar a sua fé. Já os arménios afirmam que os rivais violaram uma das suas cerimónias tradicionais.
Fonte: Sol

0 comentários: