terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uma ideia simples que se transformou num fenómeno!

Este é mais que um excelente espaço na net que, escrito em português do Brasil, costumo visitar com muita regularidade. Para além de nos oferecer muita, mas muita, musica boa (alternativa) e as noticias mais recentes que acompanham estes grupos, o site Karen Koltrane Radio, possuidora de uma variadíssima playlist, onde qualquer pessoa pode fazer o download do grupo/artista que desejar, faz inveja a qualquer um!


Este fantástico espaço, elaborado por duas meninas Punk´s, surgiu, segundo elas, "com uma ideia simples, a de ouvir nossas músicas preferidas em qualquer lugar . Hoje essa ideia pode parecer um pouco boba, mas em 2003 os aparelhos portáteis de mp3 não eram tão comuns e os que existiam eram caros. Baixar as músicas também não era uma boa idéia, já que os hd's da época não tinham tanto espaço e as web rádios que já existiam possuíam uma programação rala e repetitiva. Sem mencionar as conexões da época, que eram no mínimo vergonhosas.

Talvez por sermos punks ou simplesmente teimosas resolvemos fazer do nosso jeito. A documentação disponível ainda era pequena e depois de centenas de tentativas conseguimos colocar nossa modesta rádio no ar. " (...)

Na nossa cabeça, a rádio era apenas para nós e meia dúzia de amigos, não nos preocupávamos com quase nada, apenas alimentávamos a playlist com o que gostávamos, até 2006. Nesse ano, um jornalista da Folha de São Paulo, resolveu fazer uma matéria sobre nós! E o mais surpreendente foi que ele gostava da nossa programação!!!" (...)

... depois disso...

(...) "E por mais maluco que possa parecer, a [Karen Koltrane] tornou-se o esforço de várias pessoas, que, num primeiro momento nada tem a ver com web rádio, com indie ou com a cultura punk, mas que cooperaram entre si. Muitas delas nem se conhecem pessoalmente! Web designers, programadores, professores, jornalistas, bandas, ouvintes, amigos e familiares que se uniram e fizeram do princípio da cooperação algo real e palpável." (conheça toda esta história aqui!)


0 comentários: