quarta-feira, 30 de junho de 2010

PORTUGAL 1 - ESPANHA 1

Apesar da derrota de ontem Portugal ainda está "VIVO"

Último 24 Horas


Mr. Bean III

se Mr. Bean fosse a Lady Gaga...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Bestialidades

Vice Campeão Nacional

No passádo Sábado, o FC Vermoim recebeu o SL Benfica e perdeu a grande oportunidade de se sagrar Campeão Nacional. Numa partida disputada com grande equilibrio, ambas as equipas acabaram o prolongamento com 3 golos. Na marcação de grandes penalidades a sorte saiu ao SL Benfica.
Apesar da derrota, o FC Vermoim está de parabéns pelo percurso realizado, pelo segundo ano consecutivo sagra-se Vice Campeão Nacional.
A equipa feminina vai desfrutar do merecido descanso mas já com o pensamento na próxima época na qual lutarão ainda com mais forças para atingir o tão desejado título.

SIMPS - BADMINTON: O Inicio ...

Voto

Mr. Bean II

se Mr. Bean tivesse uma filha...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mulheres ao poder... Qual CR7, qual Messi, qual quê...

O azar dela foi nascer mulher, caso contrário também ganharia milhões...

domingo, 27 de junho de 2010

Mr. Bean I

Se o Mr. Bean fosse um Avatar...

Ganância

sábado, 26 de junho de 2010

Para que saibam... Sou fã deste, incrível, Senhor!


Toca habitualmente violino, descalço! Andrew Bird, o homem do assobio, como é conhecido, multi-instrumentista e compositor, é desde algum tempo a esta parte, o único músico da actualidade que me faz ser fã de alguma coisa!
Segundo consta, este é o homem que optou por uma vida de 'lobo solitário' em detrimento do mundo bem 'orquestrado' em que sempre viveu!

Para poderem presenciar o poderio deste senhor, na cena musical, neste momento, com o objectivo de evocar elementos da exposição de fantasmagoria, a melancolia, o estranho, e os nossos colectivos e individuais obsessão acesso ao passado, é a resposta musical do famoso museu Guggenheim à sua nova exposição: Haunted: Contemporâneo Filme / Vídeo / Performance.

Deixo-vos aqui, para poderem ir à descoberta, um cheirínho daquilo que ele é capaz de fazer...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

XVIII Festival sete sóis sete luas 2010




"O Festival Sete Sóis Sete Luas, em 2010 na sua XVIII edição, é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal. Realiza a sua programação no âmbito da música popular contemporânea e das artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânea e do mundo lusófono. Recebeu o apoio da União Europeia com os Programas Caleidoscópio, Cultura2000 e Interreg IIIB Medocc, pela dimensão europeia e qualidade cultural do projecto. Os Presidentes Honorários do Festival são os Prémio Nobel José Saramago e Dario Fo. Entre os objectivos do Festival: o dialogo intercultural, a mobilidade dos artistas dos Países da Rede, a criação de formas originais de produção artística. Em 2009 o Festival foi objecto de uma audição na Comissão Cultura do Parlamento Europeu e recebeu o "Prémio Caja Granada para a Cooperação Internacional". "



http://www.7sois7luas.com

Surf in ... Portugal!

Agora que chegou o verão (e para fugir à crise)... uma noticia destas vem mesmo a calhar!



O jornal britânico The Sunday Times elege a Ericeira como um dos 10 melhores destinos de Surf em todo o mundo, considerando mesmo a localidade como a “Meca” para a prática da modalidade em Portugal. Ler tudo aqui

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O hip-hop... ainda não morreu?

São portugueses e chamam-se Bling Projekt! São cinco músicos e um MC que (ainda) têm o Hip-hop como base...




E dizem que, "uma das particularidades dos Bling Projekt é que são um projecto que vive do improviso e da experimentação por definição, portanto, logo à partida, não são um projecto comercial. Não há intuito de popularidade nesse sentido... Por outro lado, não se foca apenas no Hip-Hop. Alguém que aprecia música orgânica e com textos profundos, pode, então, identificar-se com os Bling Projekt. Não importa que nos dêem o rótulo de Funk/Jazz/Fusão/Hip-Hop/Soul/Experimental/etc, desde que gostem. Achamos que, acima de tudo, é um projecto para se tocar ao vivo e ser presenciado..." Ler tudo aqui

Lançaram um demo-EP em Fevereiro de 2010, e, desse EP, a faixa "Chikano" foi seleccionada e editada na recente compilação "FNAC Novos Talentos 2010".

Heroes & Saints - Nicolaj Grandjean

Há vida para além do futebol

Olá amigos.

Nesta minha estreia no nosso blogue vou falar duma situação que está na ordem do dia: o futebol!...

Já sei que irei suscitar reacções, muitas contra, algumas nem tanto, mas a verdade é tenho uma tendenciazinha para ser um pouco do contra . Porque será? Perguntarão vocês.

Se Portugal vai ser campeão do mundo ou não, não sabemos. Seria bom que fosse, embora seja muito difícil, mas isso até nem será de tanta importância como muitos querem fazer crer. Note-se que não sou contra que haja um pouco de orgulho na nossa selecção mas, como diz o ditado, “o que é de mais é erro”! Será que se Portugal for campeão do mundo iremos sair desta crise estúpida que nos está a afectar? Não digo a todos porque isso não seria verdade. Há senhores que conseguem passar ao lado, e que por ironia, são os culpados principais da dita cuja.

Será que se isso acontecer iremos ter um primeiro-ministro que vai deixar de andar sempre tão confuso, meio perdido entre o que é realmente importante, como seja tirar este país do fosso em que se encontra, ou dar prioridade a legalizar “casamentos” homossexuais ou legalização de abortos?

Será que se isso acontecer iremos ter políticos menos corruptos e presidentes de empresas públicas, que são pagos com os impostos de quem realmente trabalha, a ganhar salários que não sejam tão escandalosos, ao ponto de ganharem num ano aquilo que nós não conseguimos ganhar numa vida inteira?

E as televisões? Não acham ridículo que se dê tanta importância a este acontecimento ao ponto de se esquecer o que realmente interessa para que possamos ser um país, já não digo melhor, mas semelhante aos outros países que estão a conseguir sair desta crise?

Acho ridículo que se dê tanta importância ao facto de um jogador ter treinado ou não, se vai jogar do lado direito ou esquerdo… já agora seria bom saber se usa boxers ou cuecas cor de rosa, e por que não, quantas vezes vai ao quarto de banho num dia fazer as suas necessidades.

Se o Cristiano Ronaldo ganha um euro por segundo, sorte a dele. Como é possível uns ganharem tanto e outros tão pouco?

E as vuvuzelas? Haverá coisa mais irritante? Mas como somos um pais de “pategos”, tipo Maria-vai-com-as-outras, que vamos sempre a reboque dos outros, lá teríamos que mandar vir uns quantos milhares dessas coisas, provavelmente fabricadas na China, (desculpem-me se estiver enganado). Quanto não seja mais e como se nós não importássemos já tanto, são mais uns euritos que saem do país.

Direis vós: “Ah… mas é o prestígio do nosso país que está em causa.” Pois sim! E quando tudo isto acabar?

Pois bem meus amigos, na minha modesta opinião há coisas que vão muito para além do futebol, não as subestimemos. Como alguém dizia “ há vida para além do futebol”.

Depois do S. João...

Depois da folia do S. João, este sábado, para ajudar à ressaca, o Theatro Circo (Braga) oferece-nos um espectáculo soberbo!
Com peças sombrias que aliam cravo, voz e electrónica Soap&Skin ou Anja Plaschg é um fenómeno mediático. Diante do piano de cauda, a artista que a crítica insiste em apelidar de “criança-prodígio” mal ousa dirigir-se a um público que a idolatra. Tão terna como fulminante e desesperada, a música de Soap&Skin cresce a partir de letras melancólicas, sublimes, maduras e, por vezes chocantes que traduzem os escritos de uma artista precocemente revelada. Tirado daqui


SOAP & SKIN
Sábado 26 JUN 22,00h
Sala Principal € 12

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vamos perdendo...

À medida que os dias passam por nós, vamos perdendo. Não... não são anos de vida que vamos perdendo. Esses, vamos ganhando em cada nova palavra sentida, em cada nova emoção gravada na memória do que somos, em cada pedaço de sabedoria adquirida, em cada vivência partilhada...
Ainda assim, à medida que envelhecemos
vamos perdendo... perdendo espaço no coração dos outros... perdendo o sorriso dos outros... perdendo o brilho nos olhos de quem nos vê... perdendo a paciência daqueles que jamais deveriam querer afastar-se de nós... Vamos perdendo a intensidade do amor que nos deram em criança, a atenção que nos deram enquanto adolescentes, a amizade que nos asseguraram enquanto jovens...
Inevitavelmente,
vamos perdendo.... Porque olhando à nossa volta é isto que acontece... Obviamente com algumas excepções, na generalidade o ser humano vai crescendo numa relação de proporcionalidade inversa com os seus sentimentos para com os outros...
É dos cenários mais feios que podemos observar: o ancião doente não ter os cuidados, o amor, o carinho, a paciência e o respeito que a sua bela idade, com tudo o que lhe é inerente, merece...
Conseguiremos nós travar esta tendência?
Quantas vezes dirás o teu nome ao teu pai quando ele já não se recordar de ti? Por quanto tempo estarás disposto a passar as noites ao seu lado quando ele estiver doente, para o cuidares com a mesma preocupação com que te olhou tantas noites em que adoeceste? Quantas vezes darás, na sua boca, o almoço à tua mãe com a mesma felicidade e carinho com que te meteu a papa em criança?
Aquele laço que une pais e filhos devia não só assegurar o conforto da criança, mas afagar também o velho pai da criança de outrora...

Vejam o vídeo. Vale a pena. É impossível ficar indiferente!



Jazz do Brasil (Eliane Elias)

Eliane Elias, foi uma daquelas descobertas feita por mim, numa daquelas caixas existentes nos hipermercados, pelo super preço de 2€! Espero que gostem...tanto quanto eu!

terça-feira, 22 de junho de 2010

"Veio (para ficar!) a Maria Clementina"

Os Maria Clementina são a nova banda virtual portuguesa composta por quatro personagens, desenhados a preto e branco, de quatro artistas famosos da música nacional, cuja verdadeira identidade é desconhecida.

Raquel Menina é a vocalista, Juca Pavico o responsável pela guitarra, piano e voz, Enrique Mita pelo baixo e o banjo (e também empresta a voz) e Manuel de Malta pela bateria, theremin e outros instrumentos. Ler tudo aqui


Aviso ao Conclave: O EP homónimo dos Maria Clementina será distribuído gratuitamente - e em exclusivo - com a edição de Julho da BLITZ - número 49!

Desculpa Marcos, mas tinha de te dizer isto...

Show de PORTUGAL na cidade do Cabo

Assim é que se joga!! Portugal goleia Coreia do Norte por 7-0!
Força Portugal!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Grandes concertos para grandes momentos... Jazz...

"Com uma proposta original no calendário musical português, o CooljazzFest apresenta grandes figuras e novos talentos da cena actual numa viagem pelas linguagens e atmosferas do jazz.

Um encontro de expressões e perspectivas musicais que se traduz num programa de concertos singulares que privilegia a diversidade e o diálogo criativo.

Nas noites de Julho, o CooljazzFest realiza-se ao ar livre em Cascais e Mafra, em espaços ímpares que aliam ambiência, história e cenário natural, como Parque Marechal Carmona, o Hipódromo Manuel Possolo e o Jardim do Cerco, entre outros.

Em 2010, a 7ªedição do CooljazzFest leva a palco 12 protagonistas de destaque do panorama nacional e internacional, num ciclo de concertos que oferecem uma experiência musical e sensorial incomparável."



Bem, com grandes nomes do mundo do jazz, apesar de ser por terras mais para sul, vale a pena...
Para mais informações e para verem o programa direitinho...
www.cooljazzfest.com

Para Pensar


...
J^^h Dagort

Final da Taça Nacional - Futsal Feminino

O clássico entre o SL Benfica e o FC Vermoim terminou com um empate a 5 golos. Quem assistiu a este excelente jogo de futsal deparou-se com as duas melhores equipas de Portugal a lutarem por o tão desejado título Nacional.

Sendo a final disputada a duas mãos, no próximo Sábado às 18h no Pavilhão Municipal "Terras de Vermoim" será encontrada a equipa Campeã. Aguarda-se com expectativa este último encontro, desejando que a equipa de Vila Nova de Famalicão dê continuidade à excelente participação nesta competição.

Para fãs...

"I'm Your Man" é um filme , de Lian Lunson, sobre a vida e carreira do Mestre Leonard Leonard Cohen, baseado num espectáculo tributo de Janeiro de 2005 no Sydney Opera House intitulado "Came So Far de Beleza", produzido por Hal Willner!

De referenciar que neste filme/espectáculo podemos ainda ver, entre os convidados especiais, Nick Cave e, no final do filme, assistir a uma soberba performance de Leonard Cohen com os U2 !

"A-Team", "Esquadrão Classe A" ou "Soldados da fortuna"?

Os soldados da fortuna, popular série de televisão dos anos 1980 que todos adorávamos, regressou esta sexta feira aos EUA!
O "remake" da grande série de aventuras, pode ser seguida agora no cinema, em HD!
Não perca mais tempo! Entre já a bordo da famosa carrinha preta e sinta uma nova dose de aventuras, carregadas de adrenalina, que Hannibal, Face, Murdock e B.A. têm para si, na sua luta contra os ameaçadores criminosos !!
Nesta nova versão do "Esquadrão Classe A" Liam Neeson aparece como o líder Hannibal Smith...


Agora que, 30 anos depois, o seu remake passou para as salas de cinemas, e para que nunca se esqueçam deles, chegou a hora de fazer uma homenagem aos protagonistas originais desta série...

...ainda se lembra deles?

domingo, 20 de junho de 2010

iNvEsTigAçÕeS...

A seguir um tema para apreciar a criatividade aplicada a sugestões para acrescentar às belezas topográficas naturais da Cidade do Rio de Janeiro com motivo das Olimpíadas de 2016.
Solar City Tower - A Torre das Olimpíadas de 2016...Rio de Janeiro!!!!... Linda!

O desafio passou por conceber uma estrutura vertical localizada na ilha de Cotonduba que, além de ter a função de torre de observação, se torne num símbolo de boas-vindas para quem chegar ao Rio de Janeiro por via aérea ou marítima, uma vez que esta será a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016.

Projectada pelo gabinete RAFAA, sedeado em Zurique, na Suíça, e denominada «Solar City Tower», esta estrutura foi escolhida como a resposta adequada à proposta inicial e tem a potencialidade de gerar energia suficiente não só para a aldeia olímpica, como para parte da cidade do Rio.

A sua concepção permite-lhe aproveitar a energia solar diurna através de painés localizados ao nível do solo, ao mesmo tempo que a energia excessiva produzida é canalizada para bombear água do mar pelo interior da torre, produzindo um efeito de queda de água no exterior. Esta água é simultaneamente reaproveitada através de turbinas com o objetivo de produzir energia durante o período noturno.

Estas características permitem atribuir o epíteto de torre sustentável a este projeto, dando continuidade a alguns dos pressupostos do «United Nation´s Earth Summit» de 1992, que ocorreu igualmente no Rio de Janeiro, contribuíndo para fomentar junto dos habitantes da cidade a utilização dos recursos naturais para a produção de energia.

A Solar City Tower engloba ainda outras funcionalidades. Anfiteatro, auditório, cafetaria e lojas são acessíveis no piso térreo, a partir do qual se acede igualmente ao elevador público que conduzirá os visitantes a vários observatórios, assim como a uma plataforma retrátil para a prática de bungee jumping.

No cimo da torre é possível apreciar toda a paisagem que circunda a ilha onde estará implementada, bem como a queda de água gerada por todo o sistema que integra a Solar City Tower, tornando-a num ponto de referência dos Jogos Olímpicos de 2016 e da cidade do Rio de Janeiro. Tirado daqui

Amigos para sempre

Para fãs...

Meus amigos! Deixo-vos aqui, aquela que considero ser a cena, do filme, que mais marcou a minha geração!

sábado, 19 de junho de 2010

"Chegamos sempre ao sitio onde nos esperam" José Saramago

"Este era o conto que eu queria contar..."

"- Tenho muita pena por não saber escrever histórias para crianças, mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão conta-la, noutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas. E talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para as crianças. Quem sabe se um dia virei a ler esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita." José Saramago

Como convocar uma reunião?

Louvando pela feliz sorte que nos permite comunicar através dos mais recentes meios de comunicação, agradeço à modernidade, por ser responsável pela invenção das cartas e dos correios, dos telefones e telemóveis, da net e de todos gadget´s, actualmente existentes!

Só digo isto, para que possam pensar duas vezes antes de usar este maldito objecto!
É que, segundo consta, a vuvuzela, originária das tribos ancestrais sul-africanas, servia para convocar reuniões! LOL

Poesia e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém... IV


Pensar é vomitar a alma no coração e deixá-la rodopiar até que este doa...

A.R.

Brevemente no cinema...


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Contra a maré: Adoptar em tempo de férias...

O tempo de férias pode ser uma óptima altura para adoptar um animal: temos mais tempo disponível e estamos mais libertos de compromissos para nos dedicarmos à adaptação e integração do recém chegado.

Ficamos deliciados com as suas gracinhas e derretidos com os olhares ternurentos...

Mas atenção, lembre-se que as férias são temporárias e eventualmente terá de voltar à rotina do seu dia-a-dia... o seu cão não irá entender isso...

Mesmo estando de férias, não se esqueça de ir habituando aos poucos o seu animal a estar sozinho. Saia de casa por períodos curtos de tempo e vá aumentando esses períodos. Ao regressar junto do cachorrinho, não lhe dê logo atenção. Entre normalmente, arrume a sua carteira e faça uma ou duas tarefas antes de se dedicar novamente a ele. Ao fazer isto, irá estar a ensina-lo desde o inicio que estar sozinho faz parte da rotina da casa. E mais que isso, irá estar a prevenir futuros problemas comportamentais, tais como a ansiedade de separação, que poderão tornar um simples regresso ao trabalho num verdadeiro martírio...

Lembre-se: amar é cuidar, proteger e... EDUCAR!

"Para o povo da França, em nome do povo da República da Irlanda" ... HA-ha! HA-ha!

A derrota da França contra o México por 2 a 0 virou motivo de piada na versão irlandesa do jornal "The Guardian".

No fim da transmissão em directo da partida, feita pelo site do "The Guardian", foi publicado um vídeo onde aparece Nelson, uma das personagens dos"The Simpsons", a rir em tom de gozo da desgraça dos franceses. Ver tudo aqui


De lembrar que a Irlanda foi eliminada deste Mundial, no play off pela França, devido a um golo irregular marcado por Gallas, depois de Henry ter desviado a bola com a mão.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

'Someday' by The Strokes


'You say you wanna stay by my side
Darlin', your head's not right..'

Entrada Grátis? Cinema à Borla!!!

Não querendo equiparar-se ao "Curtas de Vila de Conde", o Porto7, festival dedicado às Curtas-Metragens da Invicta, que decorre entre hoje é o próximo Domingo no teatro Rivoli, é uma oportunidade única para ver, em ambiente de sessão de cinema, Curtas a custo zero!

Para que possam ver o que este festival tem para oferecer, e para que possam visualizar os restantes trailers a concurso, aconselha-se uma passagem por aqui!

Este Festival, Porto7 , "tem como objectivo promover a produção, e exibição de obras neste formato, assim como o intercâmbio cultural entre as diferentes nacionalidades presentes."

Um feliz acaso fez-me tropeçar nisto...

James and the Rainbros "Children of the Universe"

The Color Bars "Gedanken Train"

quarta-feira, 16 de junho de 2010

"AH!!! AS ESTRELAS!!!"

Foi com uma pequenina dose de constrangimento e, porque não dizê-lo, com uma certa relutância que acabei por aceitar o convite para me tornar colaborador do Conclave; É que, por norma, não costumo "postar": sou mais do género de frequentar blogues com artigos de opinião onde, através do chat, exprimimos nossos pensamentos, sejam eles quais forem, a respeito do assunto em causa. Duma forma humorística, às vezes, crítica, muitas vezes, e até leviana, felizmente poucas, dizemos o que realmente nos vai na alma e é assim que eu gosto: puro e duro.

O "post" obriga a um trabalho mais cuidado, mais fino e bastante mais elaborado, para o qual, na maior parte das vezes eu não tenho, nem o tempo, nem o dom da escrita. Ainda assim, decidi fazer uma tentativa e postar qualquer coisita. Perdoar-me-ão certamente a ousadia, visto ser esta a primeira vez que o faço. E, se é certo que há uma primeira vez para tudo, devo admitir que escrever num blogue não estava nas minhas melhores cogitações, doutro modo, já há muito tempo teria criado o meu próprio.
Quem me conhece, sabe que me interesso por variadíssimos assuntos que vão desde a Religião à Politica, passando pela História, Biologia, Ecologia, Cultura, e que particularmente, gosto de animais, música, cinema, literatura, desporto, fotografia, and so on. E, não sendo particularmente bom em nenhum, "Quem toca muitos instrumentos não toca nenhum em condições", gosto de debater todos eles e, tenho para mim mesmo, que devo fazê-lo da forma que melhor sei e posso; Ou seja: dar o melhor de mim. Assim sendo, começo já hoje por aquela sem a qual acho que não poderia viver: a música.
Normalmente, não ando com mais de três CD's no carro; Dois que vão alternando, cada um na sua vez, interminávelmente, durante dias , semanas e, às vezes, meses até!... O dia chega em que me "canso", e, é aí, que entra o 3º; Aquilo a que eu chamo o meu "get to basics", o maior, o mais completo, o eterno e incontornável "Boss" Bruce Springsteen. Com ele eu volto à minha juventude; Com ele eu revivo tudo: o que de bom e mau passei ao longo desta já razoável caminhada (olhem que já não sou novito!), a vida e a morte, os amores e desamores, as garotas, os amigos, e as bebedeiras também, as festas, o mar, a montanha, o dia, a noite e o luar, as estrelas, AH!!! AS ESTRELAS!!!, o amor, e, às vezes, o ódio, e uma, e outra, e mais outra vez, e sempre, a VIDA, que, em cascatas, jorra de cada um dos seus acordes! Acompanha-me desde a minha adolescência e tem sido fiel companheiro ao longo destes anos todos. Foi, é, e sempre será, um dos meus Portos de Abrigo (tenho outros como lá mais para a frente verão).
Fiquem então com um cheirinho daquilo que, ultimamente, me tem acompanhado.

Espero que gostem!

Hanging On E' Street - Jason Heath & the Greedy Souls cover 4th Of July Asbury Park (Sandy)



terça-feira, 15 de junho de 2010

Revista Animália - O meu cão pode ir à praia durante o Verão?

"A chegada do Verão desperta em nós uma imensa vontade de passear e nada mais agradável do que um passeio pela praia na companhia do nosso melhor amigo. Parece um dos simples prazeres da vida mas nesta época não é assim tão fácil de satisfazer. Quando é que podemos levar o nosso cão à praia durante a época balnear? A que praias posso levar o meu cão a passear durante este período? Estas são algumas das dúvidas postas pelos nossos leitores e aqui ficam as respostas.

Quando se faz uma pergunta simples pretende-se uma resposta directa: quando e onde posso levar o meu cão a passear na praia durante a época balnear? Neste caso a pergunta é simples mas a resposta não é tão imediata como isso.

Primeiro há que definir as praias em dois grandes grupos: praias concessionadas e não concessionadas. Nas primeiras existe uma entidade responsável pela praia e pelas condições que esta apresenta aos seus utentes durante toda a época balnear. Neste caso o concessionário tem de corresponder a determinada legislação (obrigatoriedade de existência de balneários, vigilância, restauração, etc) e é fiscalizado pela Polícia Marítima, autoridade encarregue de todas as praias deste tipo. Nas praias não concessionadas, tal como o próprio nome indica, não existe uma atribuição de concessão durante a época balnear (praias selvagens) e a responsabilidade é da câmara municipal correspondente sendo o órgão de fiscalização a Polícia Municipal.

Imagem
©Pavz

Caso a praia seja concessionada mas fluvial ou lacustre (lago) os responsáveis são igualmente a câmara municipal e o órgão fiscalizador a Polícia Municipal.

Feita esta distinção e passando ao que interessa, os nossos animais:

- Não podem, sob circunstância alguma frequentar as praias concessionadas durante a época balnear, sejam elas marítimas, fluviais ou lacustres, com excepção dos abrangidos pelo Decreto-Lei nº 74/2007 do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, (DR nº 61, 1ª série) que consagra o direito de acesso das pessoas com deficiência acompanhadas de Cães de Assistência a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público.

- Podem frequentar qualquer praia não concessionada, seja ela marítima fluvial ou lacustre, durante todo o ano, desde que não haja sinalização com indicações em contrário providenciada pela respectiva câmara municipal.

Quando às autoridades fiscalizadoras, quem pode passar a multa?

Se se encontrar em transgressão permanecendo com o seu cão numa praia marítima concessionada a responsabilidade da autuação é da Polícia Marítima. Por outro lado, para que o cão seja removido da praia será necessário recorrer à Polícia Municipal acompanhada do Médico Veterinário Municipal. Poderá haver também intervenção das Equipas de Fiscalização do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana) que actua normalmente caso haja uma denúncia da infracção. Além destes serviços existem ainda as autoridades locais que, embora não sejam responsáveis pelas praias especificamente, são-no pela manutenção da ordem pública e poderão também intervir no caso de uma transgressão deste tipo autuando o infractor ou chamando a sua atenção. Resumindo, se estiver numa praia concessionada com o seu cão durante a época balnear qualquer força policial poderá dirigir-se a si e aconselhá-lo a sair ou autuá-lo.

Conforme a zona costeira o valor da multas pode ser diferente. Por exemplo na zona que abrange as praias de Cascais até Peniche pode variar entre os 55 e os 550 euros.

Imagem
©Raul

A que período corresponde a época balnear?

A época balnear tem decorrido de 1 de Junho a 30 de Setembro mas pode haver excepções. A Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto, define o regime jurídico da assistência nos locais destinados a banhistas visando a garantia de segurança destes nas praias marítimas, fluviais e lacustres, reconhecidas como adequadas para a prática de banhos, e determina:

- A época balnear pode ser definida para cada praia de banhos em função das condições climatéricas e das características geofísicas de cada zona ou local, das tendências de frequência dos banhistas e dos interesses sociais ou ambientais próprios da localização;

- A época balnear é fixada por portaria, sob proposta das autarquias, e após análise prévia de harmonização e procedência técnica por parte da administração;

- Na ausência de proposta a época balnear decorre entre 1 de Junho e 30 de Setembro de cada ano.

A época balnear varia então conforme a praia pelo que, se quiser informar-se, deverá contactar a autarquia local.

Imagem
©CraigPJ

Agradecemos a colaboração da Dra. Catarina Gonçalves, Operador Nacional de Campanha / Associação Bandeira Azul da Europa e da delegação do SEPNA de Sintra no desenvolvimento deste artigo."

Artigo retirado integralmente da revista semanal online Animália (ver AQUI)

Data: 2008-08-20

Show de bola! Muito melhor que o CR!

Vejam só do que este fulano é capaz...

iNvEsTigAçÕeS...

E se o tabaco «fizer bem» às rugas?

Ora aqui está uma boa investigação....

Cientistas israelitas criaram, pela primeira vez, uma réplica de colagénio humano através da planta do tabaco, que pode ser aplicada em larga escala de intervenções médicas e aplicações cosméticas, noticia a Lusa.

A equipa, liderada por Oded Shoseyov, da Universidade Hebraica de Jerusalém, integrou cinco genes humanos que criam a proteína do colagénio na planta do tabaco através de técnicas de engenharia genética, informa a instituição em comunicado.

O colagénio é a proteína mais frequente no corpo humano e o componente principal dos tecidos da pele e das articulações, encontrando-se ainda nos ossos e cartilagens.

Na medicina, esta proteína pode ser usada para fabricar implantes biológicos em cirurgias na área do trauma, assim como no tratamento de feridas.

A nível da cosmética, as suas propriedades são bem conhecidas, por exemplo, no alisamento das rugas. ( in TVI24)

Portugal! Portugal!

Desejo sinceramente que esta imagem, a partir deste dia, exprima a vontade de todos os jogadores da Selecção Nacional, em vencer!!!

E por que também pode depender (um bocadinho) de nós... P.F. deixe aqui a sua mensagem de apoio... Portugal!!! Portugal!!!

Para fãs...

Aqui estão dois achadinhos! Uma mistura Bombástica! Robert Smith dos (meus eternos) The Cure com Brian Molko dos Placebo....

e... um cover imperdível! Billy Corgan, dos Smashing Pumpkins, a cantar "A Night Like This" dos the Cure!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para combater o stress dos exames...

Beijo mais longo de sempre...

Este vai para o Guiness Book!!

Palavras


Há dias em que quero dizer tanta coisa que as palavras se tornam poucas, não chegam para transmitir a emoção, a intensidade, a beleza, a maravilha daquilo que vai dentro de mim. Os sentimentos mesclam-se com os pensamentos e percorrem o meu corpo em pequenas correntes eléctricas, como quando atiramos uma pedrinha a um lago e as ondas se propagam. E embora eu queira dizer, eu queira gritar, eu queira fazer entender isto, é impossivel, porque as palavras não chegam. Simplesmente não existem, não foram ainda inventadas palavras que sejam capazes de expressar tamanho estado de espírito. Se pensarmos bem nisto, há uma vazio enorme na língua. Que palavras poderiamos usar para dar a entender a sensação de estar vivo? A sensação de ver um pôr-do-sol, a sensação de um beijo muito desejado, de um abraço há muito esperado, a sensação se sentir o cheiro de quem amamos, o toque de quem ansiamos?! Maravilhoso, fantástico, espetacular? Não sei quanto a vocês, mas estas palavras não definem certamente aquilo que sinto. São insosas, ocas, desprovidas de sentimento. E embora as diga, falta sempre algo mais, fica sempre algo mais por dizer, algo mais por explicar, algo mais por transmitir.

Porque quando se sente algo intensamente, quando nos entregamos a algo ou a alguém e sentimos o estômago queimar, o coração a sair pela boca, as pernas a tremer, os ouvidos a apitar e a realidade esfumar-se por completo... fantástico é não desmaiarmos.
Assim, só posso concluir que se não o pudessemos demonstrar sem ser por palavras, estavamos lixados!

E se não consegui fazer-me entender desculpem-me...mas as palavras que preciso ainda não foram inventadas.

Eu sou o apoiante: 8,316,242!

Actualmente, 72 milhões de crianças em todo o mundo não têm a hipótese de ir à escola. Estas crianças poderiam vir a tornar-se os líderes, desportistas, médicos e professores da próxima geração. Mas enfrentam uma vida de luta contra a pobreza.

O 1GOAL é uma campanha que aproveita o poder do futebol para assegurar que a educação para todos é o legado duradouro do Mundial de Futebol da FIFA 2010. Ao levantar as nossas vozes por todo o mundo acreditamos que, juntos, podemos fazer da educação uma realidade para milhares de rapazes e raparigas que continuam fora da escola.

Desde 2000, mais 40 milhões de crianças entraram para a escola. A Educação vence a pobreza - e dá às pessoas as ferramentas necessárias para se ajudarem a si próprias. Ler tudo aqui

"Uma criança filha de uma mãe que consegue ler tem 50% mais hipoteses de sobreviver além dos cinco anos de idade"